Relatório do Enoturismo na Argentina


Por Mauricio Runno


Elaborado pela Comissão Nacional de Turismo Vitivinícola de Bodegas de Argentina, que centraliza adegas que abrem ao turismo de todas as províncias vinicolas do país, o seguinte relatório contém dados estatísticos sobre o Enoturismo Ano 2007:

- Durante 2007, 1.100.000 turistas percorreram os Caminhos do Vinho de Argentina.

- O crescimento da quantidade de turistas que visitam os Caminhos do Vinho de Argentina foi do 118%, uma cifra consideravelmente maior do que o crescimento do total de turistas que visitaram a Argentina durante 2007 (21%).

- A província de Mendoza mantém a liderança em quantidade de turistas que percorrem os Caminhos do Vinho de Argentina, mas San Juan manteve a concorrencia de turistas e Salta aumentou seus indicadores consideravelmente.

- Mendoza também é a província que apresenta maior quantidade de adegas abertas ao turismo em relação ao resto das províncias vitivinícolas.

- Durante 2007, as visitas de turistas estrangeiros em adegas se incrementaram num 11%. Reflete o posicionamento no mundo que estão tendo os Caminhos do Vinho de Argentina.

- Os visitantes dos Caminhos do Vinho têm cada vez menos conhecimento a respeito da atividade, isto é que são turistas menos especializados.

- A maioria das visitas internacionais correspondem aos seguintes países: Brasil, Estados Unidos, México, Chile e Inglaterra (nesse ordem)

- 84 % dos turistas são menores de 55 anos e 54% deles são mulheres

- A compra e o lazer são as principais motivações dos turistas à hora de realizar suas visitas às adegas argentinas.

- 70 % dos turistas uma vez que finalizam o percurso compram vinhos nas adegas.

- 52 % das vinicolas oferecem material de promoção em suas salas de vendas, isto demonstra a oferta variável que se oferecem ao turista.

- Do total de adegas que conformam os Caminhos do Vinho, 120 pertencem ao capital argentino.

Dados Mendoza:

- Mendoza sempre foi líder quanto ao Enoturismo, é de destacar o considerável crescimento de visitas em adegas de um ano a outro: 2004 (358.206); 2005 (382.477); 2006 (406.749); 2007 (684.768).

- No ano 2007, os turistas que visitaram as adegas de Mendoza representaram o 74% do total de visitas do país.

- Os meses de maior presença de turistas são: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Julio. No entanto, é de destacar que cada vez mais se rompe com a estacionalidad das visitas e as adegas vão recebendo turistas ao longo de todo o ano.

- Do total de turistas que recebeu a província de Mendoza (1.803.499), o 37.97% visitou adegas.
- 96 bodegas abrem ao turismo em Mendoza, 16 mais do que no ano 2006.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter