Daniel Pinto lança “Manual Didático do Vinho"


O vinho encanta a humanidade por suas complexas características e sabores há milênios. Para desvendar os segredos desta bebida universal, Daniel Pinto, presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho – SBAV-SP, apresenta o Manual Didático do Vinho: iniciação à enologia, lançado pela editora Anhembi Morumbi.
O livro abrange desde a escolha da uva até a degustação, abordando ainda métodos de cultivo, variedade de uvas, vinificação de diferentes tipos de vinhos, etapas da análise sensorial, harmonização com alimentos, entre outros assuntos, sempre de forma didática e em linguagem acessível.
“Voltada principalmente para alunos de enologia, a obra pode ser facilmente entendida por curiosos no assunto, pois é completa e tem uma linguagem sucinta com comentários sobre cada país produtor de vinho”, afirma Pinto.
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o autor demonstra nas 624 páginas todo o seu conhecimento enológico e traz curiosidades como, por exemplo, o momento preciso de cortar o carvalho para o amadurecimento do vinho. A experiência do presidente da SBAV-SP com o vinho foi adquirida em estudos pessoais e muitas viagens, onde conheceu pessoalmente as vinícolas da maior parte dos grandes países produtores tanto do Velho como do Novo Mundo.

Comentarios

Anónimo ha dicho que…
Amigooodddd

E. S.

Lo más visto en la semana

Twitter