Chuva de meteoros visível em Manaus, uma estrela cadente por minuto


Em todo o Brasil será possível observar uma chuva de meteoros – as famosas estrelas cadentes. A média será de uma estrela cadente por minuto! Em Manaus o fenômeno acontece entre 2h e 5h da madrugada. "O melhor dia para observação é a madrugada de hoje [quinta-feira, 05/05] para sexta", diz o astrônomo do Musa, Germano Afonso.
Quem quiser ver as estrelas cadentes deve olhar para o lado leste (onde o sol nasce) a partir das 2h da manhã. Para saber se está olhando para o lado certo do céu, basta buscar por uma estrela muito brilhante – na verdade o planeta Saturno - e olhar para o lado oposto.
"Nesse horário Saturno estará se pondo no horizonte no lado oeste, parece uma estrela bem brilhante. Enquanto no lado oposto, leste, estará aparecendo a constelação de Aquário e não haverá nenhuma estrela brilhante para usarmos como referencial."
Os meteoros observáveis nas próximas noites são pedaços do cometa Halley, cuja última passagem pela Terra, em 1986, ficou famosa. Halley completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos e só deve voltar a ser visível em 2061. Mas o rastro que deixa ao cruzar o espaço pode ser visto da Terra sob a forma da chuva de meteoros dos próximos dias.
O fenômeno acontece duas vezes ao ano: em maio, quando pode ser visto perto da constelação de Aquário e recebe o nome de Eta Aquarídea, e em outubro, quando passa perto da constelação de Orion, e é batizado de Orionídea.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter