Completamente Idiota, do autor alemão Tommy Jaud
O livro Completamente Idiota, originalmente publicado Vollidiot, do escritor Tommy Jaud, é lançado pela Editora Prumo. Famoso pelas aplaudidas séries humorísticas de TV das quais foi roteirista, entre elas Ladymakracher e Liebsleben, o autor conquistou os leitores ao dar voz ao personagem trapalhão e “desbocado” Simon Peters. O título ganhou as telas do cinema em filme estrelado por Oliver Pocher.
Tommy Jaud empresta sua habilidade de roteirista, usando com maestria uma linguagem cômica e ironia debochada, para narrar o dia a dia do protagonista Simon, solteirão atrapalhado que vem fracassando em todos os aspectos da vida: profissional, amoroso, financeiro, social, etc. Apontado como um verdadeiro “loser”, sua chefe o considera um inconsequente, as mulheres o veem como uma figura patética e os amigos sabem que não podem contar com ele.
Trecho do livro:
“Não sei quanto tempo fiquei remando perdido no Atlântico. Muito menos quantas vezes tentei subir na prancha e levantar a vela que pesava uma tonelada. Só sei que a praia foi ficando cada vez mais distante. Apesar disso, fiquei de certa maneira feliz quando a animadora mais gostosa do clube se aproximou em um sonoro barco a motor Yamaha. Em sua roupa de mergulho preta, ela parecia uma Bond girl. Infelizmente eu não tenho nenhuma licença para transar, só para ficar de bico calado e ser salvo. Engatinho sobre a minha prancha de treinamento e excepcionalmente calo a boca...”.
Tommy Jaud nasceu na Alemanha em 1970, cursou Estudos Germânicos na Universidade de Bamberg. Durante este tempo, apresentou um programa de rádio para a Antenne Thuringen e trabalhou como roteirista para o programa de TV alemão Harald Schmidt Show. Abandonou os estudos e seguiu para a cidade de Colônia. Trabalhou em diversas produções e foi roteirista-chefe do Die Wochenshow.
Comentarios