Lançamento do romance "A vida acima de tudo – os segredos de Chanda"
Editora Prumo lança "A vida acima de tudo – os segredos de Chanda", de Allan Stratton. Traduzido em diversos países, o aplaudido romance de Allan Stratton sobre a aids ganhou as telas do cinema e foi premiado em Cannes. Foi adaptado em 2002 para o cinema pelo diretor sul-americano Oliver Schmitz, vencendo o prestigioso Prêmio François Chalais no Festival de Cannes (distinção concedida anualmente ao filme que melhor retrata a realidade).
Exposta pela voz clara e comedida de uma narradora que conta sua trajetória de vida, a tragédia dos milhões de infectados pela aids no continente africano ganha um rosto humano no romance -- Chanda, uma adolescente de 16 anos que sonha com uma carreira e com um mundo melhor, e que luta para ajudar as pessoas que ama.
Agraciado com o selo de excelência literária Michael L.Printz e o prêmio Melhor Livro para Jovens Adultos, ambos concedidos pela Associação de Bibliotecários da América, o romance foi traduzido em diversos países. Na França, foi um dos finalistas do Sorcières Prix, prêmio organizado pela associação de livrarias voltadas para o público infanto-juvenil (ASLJ) e pela Associação de bibliotecários franceses (ABF). Após a exibição no Festival de Cannes, a versão cinematográfica da obra foi ovacionada, aplaudida pelo público durante dez minutos.
Como preparação para escrever o livro, Stratton viajou para a África do Sul, para o Zimbábue e para Botsuana, onde organizações humanitárias o levaram até as pessoas que vivem e trabalham para enfrentar o vírus HIV nessa região onde a aids continua causando milhões de mortes, principalmente entre as crianças.
A vida acima de tudo tem o ritmo da África em suas palavras e a urgência da adolescência em cada parágrafo. Inteligente e determinada, Chanda trava uma incansável luta para defender as pessoas que ama e seus próprios ideais, desenhando assim um retrato emocionante de lealdade e perda, esperança e coragem, que emocionará leitores de todas as idades.
Allan Stratton iniciou sua trajetória profissional como dramaturgo. Nascido em Stratford, em Ontário, no Canadá, ele também atuava nas peças, no início da carreira e mesmo após concluir seu mestrado, em 1974, pelo Centro de Graduação de Arte Dramática da Universidade de Toronto. Escreveu para o teatro e dirigiu peças no Canadá, Estados Unidos, Edimburgo e Londres, ganhando diversos prêmios por algumas dessas produções, entre eles, o City of Toronto Book Award, por seu livro de comédia Bag Babies, texto encenado em 1990 no Teatro Passe Muraille, em Montreal.
Comentarios