Clássicos da literatura brasileira em versão game

O site “Livro e Game” foi desenvolvido para estimular a leitura por meio de jogos online. Os aficionados por jogos eletrônicos têm agora uma nova opção de entretenimento, que além de proporcionar ricas experiências nos labirintos dos games virtuais, possibilita estabelecer contato com o não menos fascinante mundo da literatura brasileira. 
O projeto “Livro e Game” aposta nos ambientes digitais para apresentar clássicos, como Memórias de um Sargento de Milícias (de Manuel Antônio de Almeida), O Cortiço (Aluísio Azevedo) e Dom Casmurro (Machado de Assis), de maneira lúdica e interativa. Os jogos oferecem entretenimento e informação e transformam livros tão caros a vestibulares em histórias sedutoras aos olhos dos jovens. Os games já estão disponíveis no endereço www.livroegame.com.br e, além dos três jogos, o projeto oferece o curso “Introdução à cultura digital e aos games”, voltado para professores e educadores, que será realizado por meio de plataforma virtual, entre fevereiro e março.
“Ouvimos dizer que os jovens não gostam de ler, não frequentam bibliotecas, não querem saber de livros. No entanto, eles passam horas na frente da tela lendo e escrevendo muito”, conta Celso Santiago, idealizador do projeto. “Ao mesmo tempo, os clássicos da literatura são trabalhados apenas como conteúdos escolares e não como grandes aventuras”, complementa. 
O “livro e game” surgiu para mostrar aos jovens internautas que os clássicos são divertidos e interessantes. O ambiente virtual, que pode ser acessado gratuitamente, traz um conjunto de informações para oferecer à atmosfera do livro com a intenção de fazer o internauta embarcar na história, desvendar as tramas e aguçar os sentidos. Tudo converge para isso: as imagens, os conteúdos e os jogos.
Professor como mediador
A relação dos jovens com a literatura é em grande parte influenciada pela maneira como os professores apresentam e abordam os livros em sala de aula. Por isso, "livro e game" tem como objetivo tornar-se uma ferramenta para auxiliar os docentes na tarefa de incentivar seus alunos a mergulharem no fantástico universo da literatura brasileira.
Para tanto, oferece para educadores um curso de “Introdução à Cultura Digital e ao ‘livro e game’”. A proposta é que professores, monitores de bibliotecas e outros profissionais, se apropriem dos recursos dos jogos e possam criar projetos a partir deles. O curso, que será realizado entre fevereiro e março, será ministrado pela internet e se divide em quatro módulos de uma semana cada, incluindo um bate-papo com Toni Brandão, autor multimídia de livros infanto-juvenis e roteirista dos jogos que compõem o “livro e game”.
Além do site, os participantes do curso de formação vão receber uma versão de cadajogo em DVD. Além dos jogos os participantes recebem no kit com os jogos cartazes e folhetos para divulgar as atividades que poderão realizar com os alunos ou jovens frequentadores das bibliotecas ou infocentros.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter