ArtRio 2013 traz os grandes nomes da arte mundial para o Rio de Janeiro

Feira de arte é reconhecida como mais importante evento do setor na América Latina, A ArtRio chega a sua terceira edição e reúne os grandes nomes da arte mundial entre os dias 5 e 8 de setembro. O evento vai ocupar os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 e Anexo 4 do Píer Mauá. 
A ArtRio conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e rumo a se tornar um dos mais relevantes do mundo. Além do Brasil, a feira terá a participação de representantes de 13 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai.
"Em 2013, nosso foco está na qualidade das galerias, excelência em serviços prestados aos galeristas e visitantes, e uma proposta curatorial concisa e de acordo com o que o mercado brasileiro comporta. Teremos no evento galerias de forte prestígio e relevância internacional, assim como grandes colecionadores estrangeiros e curadores já confirmaram presença. O mesmo esforço que fazemos para atrair as principais galerias do Brasil e do mundo fazemos para trazer os grandes colecionadores internacionais e fora do eixo Rio-São Paulo. O mercado de arte no Brasil está em franco amadurecimento e entendemos que é importante neste momento estimular a formação de novos colecionadores e entusiastas da arte", indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.
As galerias participantes da edição 2013 foram definidas pelo Comitê de Seleção, formado este ano pelos galeristas Alexandre Gabriel (Galeria Fortes Vilaça / SP); Anita Schwartz ( Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Cecília Tanure (A Gentil Carioca / RJ); Greg Lulay (David Zwirner / Nova Iorque - EUA); e Matthew Wood (Mendes Wood DM / SP). O comitê analisou diversos pontos para a definição tanto da participação da galeria como na adequação ao programa. Entre esses pontos estão a relevância em seu mercado de atuação, artistas que representa – com exclusividade ou não -, exposições realizadas ao ano e participação em outras feiras de arte.
Entre as galerias selecionadas para o programa PANORAMA, algumas fazem em 2013 sua estreia na ArtRio como a Gladstone (Nova Iorque / EUA), Marian Goodman (Nova Iorque / EUA, Paris / França), Massimo de Carlo (Milão / Itália, Londres / UK), Pace (Nova Iorque / EUA, Londres / UK) e Victoria Miro (Londres / UK), entre outras.
No programa VISTA, serão 17 galerias apresentando projetos exclusivos, desenvolvidos para a feira. Entre as galerias que participam pela primeira vez da ArtRio estão Curro & Poncho (Guadalajara / México), Emannuel Hervé (Paris / França), Société (Berlim / Alemanha) e Thomas Brambilla (Milão / Itália).
O Bradesco, já presente na edição 2012 da ArtRio, confirma novamente sua participação como patrocinador máster, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também renovaram o patrocínio à feira nesta edição as marcas TIM e Ipanema. A Accenture estreia como patrocinador do evento e a seguradora AON renovou o apoio. Já o Shopping Fashion Mall e a Universidade Estácio de Sá apoiam pela primeira vez a ArtRio 2013. 
Estão previstas algumas ações especiais destes parceiros, com conteúdo exclusivo e diferenciado, entre elas:
- Exposição ‘Lost then Found’, apresentada pela marca Ipanema durante a feira, revelará o artista Andy Warhol de maneira única. A mostra é inédita no Brasil e foi exibida apenas em Nova York e Munique. Imagens perdidas há 30 anos, feitas pelo fotógrafo Steve Woods em um hotel na França, mostram uma intimidade velada entre Steve e Andy, que aparece de uma forma jamais vista pelo público. As imagens serão expostas em salas que proporcionam diversas sensações, cuja ideia é dimensionar a química revelada neste encontro. O público terá acesso a uma pop up store que venderá o pôster da exposição, além de um modelo de sandálias criado pela Ipanema especialmente para o evento.
- Exposição Steven Miller no Fashion Mall, a partir do dia 12 de agosto, o Fashion Mall recebe uma série de trabalhos do fotógrafo Steven Miller, feitos a partir de imagens de raios-x de animais da Amazônia, revelando a extraordinária beleza da biodiversidade do país. Ao expor esses raios-x, o fotógrafo espera dar ao Brasil, os pulmões do nosso planeta, um “check-up médico” para ganhar a consciência sobre sua saúde. Estas imagens têm sido a fonte de uma edição de gravuras, bem como uma série de desenhos e pinturas que podem ser vistas em linha.
- Palestras ArtRio em parceria com o Fashion Mall na Livraria Cultura do shopping:
• Franz Manata, dia 21/08, fala sobre “Arte e Investimento”;
• Luiz Calainho, dia 26/08, faz a apresentação “Reinventando a si mesmo – a arte de fazer negócios”.

A ArtRio é realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho.

SERVIÇO ARTRIO 2013
Data: 05 a 08 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público das 13h às 21h.
Preview para convidados – 04 de setembro
Local: Píer Mauá (Armazéns 1, 2, 3, 4, e 5) – Av Rodrigues Alves 10 - RJ

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter