#ArtRio para o fim de semana

A programação da ArtRio será intensa neste fim de semana. Além das mais de cem galerias nacionais e internacionais apresentando obras de grandes nomes da arte mundial para o público, a agenda de palestras e eventos paralelos será intensa nestes dois últimos dias.
No sábado, dia 7, às 13h, haverá a palestra de Alexander S.C Rower, neto do artista Calder e diretor da fundação que leva seu nome, e Roberta Saraiva Coutinho, curadora da exposição e autora do livro “Calder no Brasil”. O debate também terá a presença de Bruno Barreto, diretor do filme Flores Raras, ambientado nos anos 50, mesma época em que o artista Calder esteve no Brasil. Às 14h, acontece a palestra “Arte Contemporânea: Isso é Arte?”, com o jornalista Will Gompertz, Editor de Arte da BBC.
No domingo, dia 8, às 16h a história do artista Arthur Bispo do Rosário será o tema principal da palestra: “Arte além da loucura”, conduzida por Frederico Morais e Flavia Corpas. Às 18h, a palestra “Arte Contemporânea: Arte brasileira além do sistema”, com Paulo Sergio Duarte, crítico, professor de história da arte e curador; Germana Monte-Mór, artista plástica e professora de artes plásticas e Vilma Eid, colecionadora de arte.
O evento ocupa os armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 e Anexo 4 do Píer Mauá até o dia 8 de setembro, 21h. A ArtRio conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e rumo a se tornar um dos mais relevantes do mundo. Além do Brasil, a feira tem a participação de representantes de treze países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai.
Entre as galerias selecionadas para o programa PANORAMA, algumas fazem em 2013 sua estreia na ArtRio como a Gladstone (Nova Iorque / EUA), Marian Goodman (Nova Iorque / EUA, Paris / França), Massimo de Carlo (Milão / Itália, Londres / UK), Pace (Nova Iorque / EUA, Londres / UK) e Victoria Miro (Londres / UK), entre outras.
Novidade na edição 2013 da ArtRio, o programa apresenta no Anexo 4 do Píer Mauá obras monumentais ou de grande escala, inéditas e/ou desenvolvidas especialmente para a feira (site-specific). A curadoria deste programa é de Abaseh Mirvali. Foram selecionadas obras de 15 galerias, com a participação de 17 artistas nacionais e estrangeiros. O LUPA ocupará uma área total de 1.350 m² e todas as obras expostas estarão à venda durante a feira.
A marca Ipanema traz para o Rio de Janeiro a exposição ‘Lost then Found’, que revela Andy Warhol, o maior artista pop de todos os tempos, de maneira única. Mais do que uma exposição, a mostra foi exibida anteriormente apenas em Nova York e Munique e representa uma experiência sensorial, que coloca os visitantes frente a frente com a essência de Warhol. Uma sequência de cerca de 15 imagens feitas pelo fotógrafo Steve Woods, clicadas pelos corredores do La Belle Époque Style Royal Hotel, em Deuville, França, em 1981, durante o Festival de Cinema Americano, mostra uma intimidade velada entre Steve e Andy

SERVIÇO ARTRIO 2013
Data: 05 a 08 de setembro (quinta-feira a domingo) – aberto ao público das 13h às 21h.
Local: Píer Mauá (Armazéns 1, 2, 3, 4, e 5) – Av Rodrigues Alves 10 – RJ

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter