#ArtRio se consolida como importante evento de arte do mundo
Evento trouxe ao país obras de grandes nomes como Picasso, Calder, Yayoi Kusama, Lucio Fontana, Sarah Morris e Anish Kapoor misturando com artistas brasileiros como Beatriz Milhazes, Adriana Varejão, Nelson Leiner, Cinthia Marcelle, Maria Nepomuceno e Vik Muniz. Em 2014, a feira vai acontecer entre 10 e 14 de setembro no Píer Mauá.
A terceira edição da ArtRio, que encerrou neste domingo, 08 de setembro, consolidou o evento como uma das mais importantes feiras do mundo no cenário das artes. A feira, que recebeu público total de 52 mil pessoas, contou com a presença de 106 galerias e ocupou área de 20 mil metros quadrados nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá.
A direção da ArtRio realizou uma série de mudanças para a edição deste ano, e todas foram muito bem recebidas pelas galerias participantes e pelo público em geral. Para proporcionar maior conforto aos visitantes, o número de ingressos vendidos para o evento foi limitado, e as vendas tiveram início antecipado pela internet.
Separada em programas – PANORAMA, VISTA, LUPA e SOLO – a ArtRio contou com a presença de grandes galerias brasileiras, como a Fortes Vilaça, Luisa Strina e Anita Schwartz, e internacionais, como Gagosian, White Cube e David Zwirner. Estrearam na feira este ano importantes nomes como Gladstone (Nova Iorque / EUA), Marian Goodman (Nova Iorque / EUA, Paris / França), Massimo de Carlo (Milão / Itália, Londres / UK), Pace (Nova Iorque / EUA, Londres / UK) Victoria Miro (Londres / UK), entre outras.
Mais do que uma feira de arte, a ArtRio é reconhecida pelo grande público como um evento único, oportunidade de ver, em um mesmo espaço, obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas.
A ArtRio contribui de forma ativa durante todo o ano para o sucesso da cadeia produtiva de arte em todas as principais capitais do país e tem também um forte papel de polo estimulador, apoiando exposições, destacando novas galerias e a formação de artistas jovens. O portal da ArtRio, com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de notícias do mundo das artes, com informações sobre o que acontece no Rio de Janeiro e também no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte, enquanto fornece as bases para a formação de um novo público. Desta forma, o evento vai construindo um legado artístico para o público brasileiro, ávido por consumir arte e cultura, como demonstram os grandes números de visitação da feira.
A realização da ArtRio é dos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho. O patrocínio máster da marca é do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.Também renovaram o patrocínio com a feira nesta edição as marcas TIM e Ipanema. A Accenture estreou como patrocinador do evento e a seguradora AON renovou o apoio. Já o Shopping Fashion Mall e a Universidade Estácio de Sá apoiaram pela primeira vez o evento.
“Esse ano nosso foco durante todas as etapas de produção do evento foi a qualidade. Desde a seleção das melhores e mais representativas galerias do Brasil e do mundo, passando pela montagem dos estandes e iluminação e até no número de público. Queremos oferecer a melhor experiência durante a visita à feira para os galerias, artistas e colecionadores. A ArtRio conquistou forte reconhecimento internacional, e podemos comprovar isso com a presença de galerias como a Gagosian, que retornou ao evento em 2013, e a estreia da Pace e Marian Goodman. Além disso, sabemos que a ArtRio tem um importante papel na formação de um novo público para a arte, pessoas que estão tendo agora contato com galerias e artistas. Isso é muito importante para a renovação e consolidação do mercado”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.
Em 2014 a ArtRio será realizada entre os dias 10 e 14 de setembro. A produção já tem início nos próximos meses, quando a organização começa a receber as fichas de inscrição das galerias. Além disso, a direção da ArtRio estará presente nas principais feiras internacionais para encontros de relacionamento com galeristas, colecionadores e curadores.
“Nosso foco é ter a marca ArtRio reconhecida no mundo inteiro, e para isso o trabalho acontece durante todo o ano. Além disso, queremos realizar ações especiais durante os meses que antecedem a feira, estimulando o contato com a arte”, acrescenta Brenda Valansi.
Comentarios