UNESCO: Ministra da Educação de Omã entrega prêmio no Rio de Janeiro

A Ministra da Educação de Omã Madiha Al Shibany entregará prêmio de meio ambiente, durante fórum da Unesco. O Prêmio Internacional Sultão Qaboos para o Meio Ambiente, promovido pelo governo de Omã, será entregue no Rio de Janeiro, no domingo (24), pela ministra da Educação do país árabe, Madiha Al Shibany. 
A entrega do prêmio relacionado à sustentabilidade ocorre na abertura do Fórum Mundial de Ciência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da cerimônia, a ministra cumpre agenda na capital fluminense e em Brasília. A programação da ministra no Brasil tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Além da ministra da Educação de Omã, deverão participar da cerimônia, a presidente Dilma Rousseff, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, o governador do Rio, Sérgio Cabral e o presidente da Academia Húngara de Ciências e do Fórum Mundial de Ciência, József Pálinkás. A premiação tem por objetivo reconhecer a contribuição de indivíduos, institutos ou organizações no gerenciamento ou preservação do meio ambiente, de acordo com as políticas e objetivos da Unesco neste campo.
No dia 25, a ministra - que vem ao Brasil acompanhada de uma delegação de lideranças femininas de Omã - participa da cerimônia de abertura da exposição do fotógrafo omanita Ahmed Boussadi, no hotel Copacabana Palace. A mostra, com imagens das paisagens do país árabe, poderá ser visitada até o dia 27. Na ocasião, também será lançado documentário sobre o prêmio Sultão Qabous. Ainda na segunda-feira, Shibany conhece a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e a Fundação Roberto Marinho.
Na terça (26), ainda na capital fluminense, a ministra visitará a Biblioteca Nacional. “Ela tratará da possiblidade da realização de traduções de livros em português para o árabe”, conta o embaixador. À tarde, já em Brasília, ela conhecerá as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo Jaradi, as visitas da ministra às instituições educacionais visam “discutir formas de cooperação e troca de experiências”.
Na quarta-feira (27), Shibany se reúne com o vice-presidente da República, Michel Temer. Em seguida, participa das celebrações da data nacional de Omã. No dia 28, ela encerra sua agenda no Brasil com uma visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e ao Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), além de ter um encontro no ministério da Educação.

MEIO AMBIENTE
O Fórum Mundial de Ciência, no qual será entregue o prêmio Sultão Qaboos para o Meio Ambiente, é promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências da Hungria e pela primeira vez é realizado fora do país europeu, onde foi criado, em 1999. O tema deste ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”. Do dia 24 ao dia 27, mais de 600 cientistas e pesquisadores do mundo todo participarão de palestras e assembleias em que serão discutidas as maneiras com as quais o conhecimento científico poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável global.
Esta é a 12ª edição do prêmio, criado em 1989, e a primeira vez que é realizado fora da Europa. Os contemplados de 2013 são a State Forests National Forest Holding, da Polônia, que cuida, preserva e gerencia as florestas públicas polonesas; e a organização de proteção animal Wildlife at Risk, da África do Sul. Os ganhadores receberão US$ 70 mil por seu trabalho, doados pelo sultão de Omã, Qaboos Bin Said.
As sessões plenárias do evento terão como temas o desenvolvimento sustentável de florestas, a biodiversidade da Amazônia, bioenergia e as barreiras que as desigualdades sociais impõem ao desenvolvimento sustentável, entre outros. De acordo com o presidente da ABC, o matemático Jacob Palis, ao fim dos quatro dias de sessões plenárias, palestras e reuniões, os cientistas deverão divulgar um documento com políticas em favor do desenvolvimento sustentável que podem ser adotadas por países e instituições.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter