Dan Galeria leva obras de artistas concretos e neoconcretos para Art Basel Miami
Alfredo Volpi é considerado um dos principais artistas da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira |
Entre os dias 5 e 8 de dezembro, Miami receberá as melhores galerias do mundo, que se reunirão para a feira Art Basel Miami Beach. 250 galerias norte e sul-americanas, europeias, asiáticas e africanas irão apresentar obras de artistas modernos e contemporâneos e, entre elas, a estará brasileira Dan Galeria. Na 12ª edição, a galeria irá apresentar obras de brasileiros concretos e neoconcretos como Alfredo Volpi, Geraldo de Barros, Ferreira Gullar, Alexandre Wollner, Franz Weissmann , Lygia Clark, Sergio Camargo, entre outros.
As obras desses artistas participaram da exposição Concretos Paralelos, que foi um sucesso de público e crítica em 2012. A mostra estabeleceu um paralelo entre os artistas concretos e construtivistas no Brasil e na Inglaterra entre os anos 1950 e 1970 e foi registrada no livro Concretos paralelos: construtivismo britânico, concretismo e neoconcretismo brasileiro, lançado na semana passada na Dan Galeria – que, com certeza, também será um sucesso na feira de Miami.
Os artistas concretos e neoconcretos vêm sendo cada vez mais reconhecidos nos Estados Unidos e na Europa: a partir de maio de 2014, Lygia Clark ganhará uma grande retrospectiva no MOMA, em Nova York; e Alexandre Wollner está sendo homenageado no Museum Angewandte Kunst, em Frankfurt, até fevereiro do próximo ano.
Para aqueles que não poderão conferir o estande da Dan Galeria na feira de Miami, uma boa solução é visitar a exposição de Alexandre Wollner, no espaço da galeria em São Paulo. Pioneiro do design gráfico no Brasil, o designer e artista é homenageado pelos seus 60 anos de carreira com a mostra Série constelações – obras recentes de Alexandre Wollner, que fica até dia 18 de janeiro em cartaz.
Comentarios