ArtRio 2014 tem foco nos colecionadores internacionais
A ArtRio 2014, que acontece esse ano entre os dias 10 e 14 de setembro, no Píer Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro, está trabalhando forte para trazer ao país os principais colecionadores e curadores internacionais. Entre os nomes já confirmados estão Jesus Fuenmayor, da Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO), e Julieta Gonzalez, do Museo Tamayo.
A feira esse ano contratou ainda o escritório nova iorquino de PR de Nadine Johnson, que vai cuidar da imagem e relacionamento do evento com o mundo artsy internacional. Nadine tem entre seus clientes ninguém menos que Larry Gagosian.
Galeristas, curadores, artistas e jornalistas participaram na manhã desta terça-feira de um encontro com a organização da ArtRio para a divulgação das suas ações em 2014. O evento aconteceu no Salão Principal da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e foi apresentado pelos realizadores Brenda Valansi e Luiz Calainho. Eles focaram as ações da ArtRio em três grandes pilares: Conexões, Conteúdo Artístico e Feira Internacional.
As Conexões reúnem as parcerias da ArtRio com outras marcas ou instituições e englobam o Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio para novos artistas; o inédito CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte - que vai promover roteiros de visitação especial, com horário diferenciado à galerias, museus e instituições culturais; e o ArtRio Social, que promove visitas guiadas de ONGs a exposições.
Fazem parte ainda das Conexões: o Conversas ArtRio, que em parceria com a Casa do Saber, realiza uma agenda de palestras com grandes nomes do mercado nacional e internacional das artes visuais; e a mostra Intervenções Bradesco/ArtRio, que acontece no mês de setembro, em paralelo à feira, levando grandes esculturas a espaços públicos.
Comentarios