“Street Collection”, a primeira mostra no Brasil da artista Zhanna Kadyrova

A Baró Galeria anuncia “Street Collection”, a primeira mostra no Brasil da artista ucraniana Zhanna Kadyrova. A exposição é resultado de sua participação no Programa de Residências promovido pela Baró.
Kadyrova aterrisou em São Paulo no dia 15 de janeiro e desde então vem realizando uma intensa pesquisa e exploração pelas ruas da cidade em busca de elementos que muitas vezes nos passam despercebidos e que pudessem ser recompostos em poéticas e precisas esculturas de mosaico.
Zhanna nasceu em Brovary, Ucrânia em 1981 e atualmente vive e trabalha em Kiev, Ucrânia. Seu trabalho percorre diferentes suportes como fotografia, pintura, desenho, video e performance mas foram suas esculturas em mosaico que a tornaram mundialmente conhecida. 
O mosaico é uma linguagem muito presente na Ucrânia e tem suas raízes na tradição soviética. Ao utilizar tal linguagem o trabalho de Kadyrova ganha significado histórico, político e social também pela utilização de materiais simples e rotineiros como telhas quebradas de cerâmica, cimento, madeira e pedra. Em 2013 ganhou o Main Award of the Pinchuk Art Centre Prize, o mais importante de seu país, e também participou da Bienal de Veneza.
Para a exposição na Baró, a artista apresenta uma instalação no salão de entrada da galeria com esculturas em mosaico de vestuários, manequins e araras feitos de madeira e azulejos de cerâmica tradicional que a artista pinçou por lojas e antiquários no centro de São Paulo. Ao contemplar as padronagens e estampas destes azulejos a artista se lembrou de roupas vintage, originando assim o tema da exposição.
Também como resultado da residência, Kadyrova produziu as peças, “Diamond” e “Firewood”, que estarão à mostra no stand da galeria durante a SP-Arte 2014, no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Wood, glue, ceramic tile // 123 x 54 cm


Exposições recentes
-Data Extraction, Galleria Continua/San Gimignano, Italy 
-Crowd, Pinchuk Art Center, Kyiv, Ukraine 
-Asphalt, Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, Warsaw, Poland 2 
-City Project, Black Square Gallery, Miami, USA 
-Invisible Forms, Mala Galereya of Mystetskyi Arsenal, Kyiv, Ukraine 
-Form of Light, public art, Kyiv, Ukraine 
-The Guide, Lavra Gallery, Kyiv, Ukraine Apple, public art, Lenin St., Perm, Russia

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter