British Council realiza curso para profissionais de museus brasileiros

Acontece entre os dias 21 e 25 de setembro, na cidade de São Paulo, o Museum Academy, curso oferecido na capital paulista devido à grande procura de brasileiros pelos cursos oferecidos pelo Museum Training School (MTS), no Reino Unido. O primeiro módulo abordará o desenvolvimento de público em museus.

A proposta do curso é atender a qualificação desejada pelos profissionais de instituições do país, trazendo instrutores britânicos e brasileiros que abordarão o entendimento sobre os padrões de engajamento de público, identificação de oportunidades para atrair novos visitantes, marketing, pesquisa de mercado, desenvolvimento de parcerias e engajamento com comunidades. Ao longo do módulo, os participantes irão desenvolver um plano de trabalho para as suas respectivas instituições.

Para conduzir o curso, foi convidado o diretor de programas do Tyne & Wear Archives, Bill Griffiths. O britânico, com mais de 30 anos de experiência em projetos culturais, participou da implementação do Museu Segedunum, inaugurado em 2000. Foi também coordenador do Museum Training School, realizado pelo British Council em parceria com a University College London (UCL), em 2014.

Além de Griffiths, o British Council trará também a Diretora de Pesquisa e Projetos em Aprendizagem do Science Museum de Londres, Karen Davis, e Liz Smith, Diretora de Participação e Aprendizagem  da National Portrait Gallery, Londres. Entre os colaboradores brasileiros, estão Marília Bonas, mestre em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e diretora executiva do Museu da Imigração de São Paulo e do Museu do Café, em Santos, e Luiz Fernando Mizukami, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP)e executivo público do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.



"O Museum Academy responde as expectativas dos profissionais de mais de 100 museus com os quais temos trabalhado ao longo de 3 anos no programa Transform de Museus, como uma oportunidade de aprofundamento neste tema prioritário para o setor museológico brasileiro que é o desenvolvimento de públicos, com qualificação dos profissionais que atuam para atrair, diversificar e fidelizar os públicos dos museus", explica Lucimara Letelier, Diretora Adjunta de Artes do British Council. 

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter