Abd Doumany ganha "Foto do Ano 2016" na Premiação de Fotografia de Istambul
Produzida pelo fotógrafo sírio Abd Doumany da AFP, uma imagem poderosa, que mostra um poço profundo de emoções nos olhos de um menino ferido, sintetizando o horror dos últimos anos na Síria, foi escolhida a "Foto do Ano de 2016" pela comissão julgadora internacional da 2a Premiação de Fotografia de Istambul (2nd Istanbul Photo Awards).
Tomada em um hospital improvisado após um bombardeio, a foto é um clamor muito alto ao mundo, expresso na contemplação silenciosa nos olhos do menino. A expressão na face do menino é um apelo. Fala diretamente ao mundo, porque direciona o foco e a atenção à situação da Síria agora. A foto também realça as razões da crise dos refugiados.
Sergey Ponomarev ganhou o primeiro prêmio na categoria "Single News", pela foto que tomou para o jornal The New York Times, enquanto Santi Palacios ganhou o primeiro prêmio na categoria "Story News", que ele cobriu para a Getty Images. Ian MacNicol foi premiado na categoria "Single Sports" e Valery Sharifulin ganhou o primeiro prêmio na categoria "Story Sports". Para uma visão geral de todos os vencedores, visite http://istanbulphotoawards.com/.
As fotos foram julgadas em quatro categorias -- News Single, News Story, Sports Single e Sports Story -- por uma comissão julgadora formada por profissionais internacionais, em Istambul, de 18 a 21 de março de 2016. A Turkish Airlines é a Companhia Aérea Patrocinadora Oficial da competição.
A comissão julgadora da Competição de Fotografia de 2016
Retornaram como membros da comissão julgadora o diretor do Centro de Fotografia de Xangai Liu Heung Shing, o executivo da Getty Images Georges De Keerle, o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Fotografia da AFP Michel Scotto, o vencedor do prêmio World Press Photo Guillaume Herbaut, o editor-chefe de Notícias Visuais da Anadolu Agency Ahmet Sel e o editor de Fotografia da Anadolu Agency Firat Yurdakul.
Ingressaram na comissão julgadora este ano o ganhador do Prêmio Pulitzer Daniel Berehulak, que foi o ganhador do prêmio "Foto do Ano" em 2015, o editor de fotografia da revista Newsweek James Wellford, o diretor de fotografia do Le Monde Nicolas Jimenez e o ganhador do "Prêmio Excelência em Jornalismo" da Universidade de Colúmbia Laurent Van der Stockt.
Comentarios