Chico Buarque vence Prêmio Portugal Telecom



A noite foi dos cariocas, em primeiro lugar (100 mil reais) “Leite Derramado” de Chico Buarque, em segundo (30 mil reais) “Outra Vida” de Rodrigo Lacerda e em terceiro (15 mil reais) “Lar,” de Armando Freitas Filho. O anúncio aconteceu anoite  com homenagem especial ao Nobel José Saramago.
“Leite Derramado” (Companhia das Letras), o quarto romance do compositor e escritor Chico Buarque. “Outra Vida” (Alfaguara/Objetiva) também é o quarto romance do escritor Rodrigo Lacerda, narra uma família em uma rodoviária tentando voltar para a cidade natal. “Lar,” (Companhia das Letras) do escritor Armando Freitas Filho, ganhou o terceiro lugar com poemas que representam peças espalhadas da vida oprimida de um menino no típico universo burguês dos anos 50 no Rio.
Os prêmios foram entregues em uma cerimônia com um novo formato. Inicialmente Shakhaf Wine, presidente da Portugal Telecom no Brasil, abriu a noite falando do compromisso da Portugal Telecom com o país e explicou a retirada de “Caim”, de José Saramago, da lista de finalistas. No palco, o apresentador Jô Soares, entrevistou o presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava, Pilar Del Rio e Nélida Piñon e por fim o grande vencedor da noite, Chico Buarque. 
Os vencedores foram eleitos por um Júri que escolheu por meio de voto secreto entre 10 obras finalistas as melhores publicações de 2009 no Brasil. A curadoria 2010 foi formada professor e pesquisador Benjamin Abdala, a professora Leyla Perrone-Moisés, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto e a curadora-coordenadora do Prêmio Selma Caetano.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter