e-books e o futuro das bibliotecas: evolução ou revolução?
Colóquio internacional discute o uso dos e-books e o futuro das bibliotecas. Como estimar o impacto do e-book no mercado editorial e nas bibliotecas? Estariam esses livros digitais, produzidos em enorme escala, destinados a substituir a leitura no papel impresso, existente há quase 600 anos? Como as bibliotecas podem continuar a realizar sua tarefa tradicional com o enorme aumento do uso de Smartphones, iPads, Tablet-PCs e e-Readers móveis?
As mudanças provocadas pelo uso do e-book em toda a cadeia editorial e nas bibliotecas, os problemas jurídicos, técnicos, comerciais, as mudanças no suporte de leitura, no espaço onde esta tradicionalmente se realiza, além das novas formas de escrita (do texto ao hipertexto; da ilustração à escrita multimídia) serão os temas discutidos no Colóquio Internacional “E-books e o futuro das bibliotecas: evolução ou revolução?“, que acontece no dia 8 de setembro, no Memorial da América Latina.
O Colóquio terá a participação dos especialistas Claire Nguyen, diretora do Consórcio Couperin da Bibliothèque Interuniversitaire de Santé Paris; Frank Daniel, diretor do departamento de serviços escolares e serviços eletrônicos da Biblioteca Pública de Colônia; Antonio Rodríguez de las Heras, diretor do Instituto de Cultura y Tecnologia da Universidad Carlos III de Madrid; Christoph Freier, diretor de entretenimento da GfK Panel Services Deutschland; eJean-Michel Ollé, diretor editorial da Hachette Livre International.
O evento é aberto ao público em geral e haverá tradução simultânea.
Colóquio Internacional “Evolução ou revolução: os E-Books e o futuro das bibliotecas”
8 de setembro de 2011, 5ª feira, 8h às 17h30
Auditório Simon Bolívar. Fundação Memorial da América Latina.
Avenida Auro Soares de Moura Andrade 664 - Estação Barra Funda
Comentarios