Ano de Portugal no Brasil começa dia 7 de setembro

A cerimônia de abertura do “Ano de Portugal no Brasil” acontece na noite de 7 de Setembro (sexta-feira), na cidade de Brasília (DF). O evento terá uma componente importante dedicada ao Fado, “Patrimônio da Humanidade”, protagonizado pela cantora portuguesa Mariza, num espetáculo musical com a artista brasileira Roberta Sá. A abertura contará com uma participação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen, com a execução dos hinos nacionais do Brasil e Portugal, além de apresentar peças eruditas de compositores do Brasil e de Portugal.
Ano de Portugal no Brasil trata-se de um conjunto de múltiplas iniciativas culturais e empresariais promovidas por meio de uma estrutura de cooperação de entidades e agentes públicos e privados envolvendo os dois países, com o objetivo de mostrar aos brasileiros um Portugal moderno, inovador e aberto.
O “Ano de Portugal no Brasil” desenvolverá no Brasil um programa com cinco pilares temáticos: cultura, ciência, tecnologia/inovação, economia/desenvolvimento empresarial e desporto. Estão previstos eventos nestas cinco áreas, em diversas cidades brasileiras cobrindo todas as regiões do país. 
O espetáculo terá início às 18h00 e realizado ao ar livre (open air) no Eixo Monumental – Praça das Fontes – Torre de TV, de Brasília. A entrada será franca. A promoção do evento será do Ministério da Cultura, Funarte, Governo do Distrito Federal e com o patrocínio da EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal,
A direção artística dos shows de abertura do “Ano de Portugal no Brasil” estará a cargo do artista e produtor musical Zé Ricardo. O evento musical a ser apresentado em Brasília com as cantoras Mariza & Roberta Sá procurará explorar conceitualmente duas das maiores expressões musicais dos dois países: o samba e o fado. Para contrapor o lado mais tradicional desses gêneros, que se consolidaram ao longo do tempo em verdadeiros patrimônios nacionais do Brasil e Portugal, ele entende que era necessário apresentá-los com uma nova roupagem.
Para tanto, assinala Zé Ricardo, nada melhor que que a portuguesa Mariza – “a principal intérprete do fado moderno, uma cantora que é própria força da Natureza” – e da brasileira Roberta Sá, que “uma das grandes cantoras da atualidade e que sabe interpretar como poucas o verdadeiro samba e a MPB.
Mariza é considerada hoje uma das maiores cantoras de Portugal, tendo construído uma carreira internacional com grande sucesso. De forte originalidade e enorme talento, Mariza é elogiada pelos críticos musicais mais exigente de todo o mundo, tendo recebido diversos prêmios e com constantes apresentações nos palcos mais importantes do mundo: o Olympia de Paris, a Ópera de Frankfurt Opera, o Royal Festival Hall de Londres, o Carnegie Hall de Nova Iorque, entre outros.


A consagrada Roberta Sá é uma das melhores cantoras da nova safra de artista brasileiros, tendo sido indicada a melhor cantora de MPB no último Prêmio da Música Brasileira. A cantora potiguar-carioca tem uma forte presença de palco e uma voz sólida e um repertório digno de uma estrela, que tem capacidade de transitar de um samba tradicional do Mestre Cartola para Caetano Veloso – como a versão do compositor baiano “Deixa Sangrar” – de forma impecável.

Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Dando continuidade à programação de abertura do “Ano de Portugal no Brasil”, acontece, no dia 9 de Setembro (domingo), a partir das 20h00, uma apresentação conjunta de Mariza e do artista mineiro Milton Nascimento, um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Múnica Popular Brasileira, com grande reconhecimento mundial.O evento será realizado no Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Finalmente, essa etapa do projeto será encerrada no dia 12 de Setembro (quarta-feira) , às 20h00, com a apresentação de Mariza e Milton Nascimento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter