Exposição Denise Milan: Mist of the Earth, em cartaz em Chicago
A artista plástica Denise Milan está com uma grande mostra no Centro Cultural de Chicago -- Denise Milan: Mist of the Earth -- com 150 obras inéditas, que fica em cartaz até o dia 6 janeiro de 2013. As obras convidam os visitantes a embarcarem em uma fantástica viagem pelo imaginário brasileiro, celebrando a exuberância de suas florestas, o litoral e as regiões desérticas, e a vibração da cultura multifacetada do país.
O curador da mostra, Simon Watson, está no Brasil e pode falar sobre a itinerância da exposição, que já está acertada de ir, em 2014, para Basel, e em definição para outros locais nos EUA em 2013. Também o Greg Cameron, vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Chicago, que vem à São Paulo este mês, falou, no dia 1º de novembro, no Chicago Cultural Center, sobre a simbologia da obra "Genetic Blue Stone", da artista. Trata-se de uma "pedra azul", comum em dois continentes distintos, África e América, que surge para dar continuidade aos sonhos e dissolver a intolerância.
A mostra de Chicago é também a incorporação das preocupações atuais da artista – ao mesmo tempo o testamento de um incômodo legado da época colonial, da escravidão de povos africanos, do espólio de regiões inteiras, e os elementos mais positivos que representam a vida do Brasil, sua beleza extasiante, sua sensualidade provocadora e seu misticismo arrebatador.
Denise já expôs na França, Japão, Inglaterra, China e EUA e, além do trabalho como artista, ela atua paralelamente como ativista nas áreas de educação ambiental e artística, comprometida em promover oportunidades para as crianças das Américas, em especial, aprenderem por meio da arte como validar seu próprio processo de criação de uma identidade.
Em junho de 2012, a exposição Denise Milan: Mist of the Earth foi inaugurada no Chicago Cultural Center, Estados Unidos, apresentando 150 trabalhos inéditos, entre esculturas e foto-colagens, da artista. As obras convidam os visitantes a embarcarem em uma fantástica viagem pelo imaginário brasileiro, celebrando a exuberância de suas florestas, o litoral e as regiões desérticas, e a vibração da cultura multifacetada do país.
Em seu trabalho com raízes em tradição profundamente humanística há mais de vinte anos – como ativista ecológica e em educação artística – Denise Milan cria esculturas, instalações fotográficas e performances cuja inspiração dinâmica advém de sua convivência e de entrevistas com pessoas nas cidades litorâneas do Brasil, como Paraty, e também de regiões desoladas pela seca no nordeste brasileiro.
Derivado dessa vontade de aproximar o seu trabalho com a natureza, em particular com as pedras, Milan lançou o livro A Pedra Azul (ed. Caramelo, 2011), em que conta a história de uma aventura vivida pelo menino Pedro num mundo situado no interior do nosso planeta, traçando analogias entre as pedras e o comportamento humano. A publicação é o ponto de partida do projeto que já tem em vista sua expansão para os Estados Unidos, Itália e Alemanha.
Comentarios