Obra com cartas trocadas entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz

Portugal Telecom lança obra com cartas trocadas entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz. Adquiridas em um leilão pelo editor Pedro Corrêa do Lago, cartas trocadas entre Pessoa e sua única namorada são reunidas em livro.
“Quem ama verdadeiramente não escreve cartas que parecem requerimentos de advogado. O amor não estuda tanto as coisas, nem trata os outros como réus que é preciso ‘entalar’. Por que não é franca comigo?” Escritas pelo poeta português Fernando Pessoa, em carta amorosa à sua única namorada, Ofélia Queiroz, as frases acima desvelam, em um ímpeto, o que poderia estar por trás das poesias perfeitas do poeta da língua portuguesa mais consagrado de todos os tempos.
Adquiridas pelo editor Pedro Corrêa do Lago, em um leilão da Sotheby's, e organizadas em uma coletânea organizada por Ricardo Zenith, as cartas trocadas entre o casal estão no livro Fernando Pessoa & Ofélia Queiroz – Correspondência Amorosa Completa, 1919-1935, patrocinado pela Portugal Telecom. Lançado recentemente no Brasil, a obra é apresentada hoje em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa (CFP).
Reunidas pela primeira vez em livro, em ordem cronológica, as correspondências trocadas entre Pessoa e Ofélia, humanizam o poeta, trazendo à tona uma forma literária em que ele, de forma inevitável, era ele mesmo -- diferente da poesia em que seu autor está protegido pela representação artística. O livro reproduz as quase 350 cartas, cartões-postais, bilhetes e telegramas trocados entre eles, com 156 correspondências inéditas. 
"Os documentos de Fernando Pessoa revelam uma faceta importante da personalidade complexa" do poeta, afirma Corrêa. Segundo o editor, a relação entre os dois "não passou de beijinhos" e chegou um momento em que ele viu que não estava preparado para o casamento, conforme revelam algumas cartas dirigidas por Pessoa a Ofélia. Ofélia tinha 19 anos e Fernando, 31, quando o namoro começou. Fundamental para os admiradores de Pessoa, a obra traz não só as peças manuscritas como também a cuidadosa transcrição completa da correspondência amorosa trocada entre o poeta e sua única namorada. 
Parte do contexto do Ano de Portugal no Brasil, o lançamento inclui um prefácio do renomado ensaísta Eduardo Lourenço, que aprofunda a reflexão sobre a posição dos conteúdos das cartas nos escritos de Pessoa. 
"A língua portuguesa é um patrimônio que nos une a todos e, por isso, investimos e viabilizamos este tipo de projeto”, afirma Abílio Martins, administrador da Portugal Telecom Brasil.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter