Prêmio FOCO Bradesco #ArtRio apresenta os três selecionados da primeira edição

O Rafael RG  foi assistente de produção na 2º Bienal del Fin del Mundo na cidade de Ushuaia em 2009
A ArtRio e o Bradesco anunciam os selecionados da primeira edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. Artistas de todo o país se inscreveram para o prêmio, que vai proporcionar aos três selecionados uma residência de seis semanas e uma exposição individual.
Lucas Simões foi o artista selecionado para fazer uma residência no Espaço Fonte, no Recife, e realizar uma exposição individual no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na capital pernambucana. Formado em Arquitetura e urbanismo pela PUC Campinas e Politecnico di Milano, reúne qualidades técnicas diversas. Em seus trabalhos, situa o fazer artístico ainda dentro da arquitetura. Trabalha com papel, fotografia, mapas, livros, concreto, silicone, resina e acrílico, entre outros materiais.
Já Alan Fontes inaugurará a residência Baró e, em sequência, fará exposição na Baró Galeria, ambas na cidade de São Paulo. Ele mora e trabalha em Belo Horizonte, é graduado em Pintura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Atua como artista plástico e professor de Pintura na Escola Guignard UEMG.
O terceiro selecionado, Rafael RG, passará seis semanas em residência no Espaço La Ene, em Buenos Aires, para elaborar mostra individual no Museu La Ene, também na capital argentina. Em seu trabalho, ele propõe a releitura, investigação e transição para o campo da arte de fatos históricos, através da junção de documentos da época e objetos ficcionais. Realiza pesquisas para obras e instalações em arquivos públicos, como por exemplo, o ArquivoPúblico do Estado de São Paulo e na Amerika-Gedenkbibliothek em Berlim.
Os três premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente às suas pesquisas durante os períodos de residência.
“A ArtRio tem entre suas bases o estímulo e o fomento do mercado da arte como um todo. O berço desse mercado com certeza é o desenvolvimento e aprimoramento dos artistas. Entendemos que estamos fazendo nossa contribuição para o futuro, possibilitando o acesso a novos conhecimentos, técnicas e espaços para criação e trabalho”, indica Brenda Valansi , sócia da ArtRio.
Para Jorge Nasser, diretor de Marketing do Bradesco, “a iniciativa de criar o prêmio reafirma o posicionamento do Banco em apoiar as novas gerações de artistas, que contribuem efetivamente para manter viva a arte, a cultura e as manifestações regionais no nosso País. São esses profissionais que expressam, das mais diversas formas, o que nosso Brasil tem de melhor”. 
Foram aceitos trabalhos desenvolvidos em todos os tipos de plataforma de artes visuais. A inauguração da exposição dos premiados acontecerá no dia 4 de setembro de 2013, às 16h, no Píer Mauá.
Em sua terceira edição, a ArtRio conquistou o reconhecimento do mercado e hoje é vista como o mais importante evento do segmento na América Latina, e rumo a se tornar um dos mais relevantes do mundo. Além do Brasil, a feira terá a participação de representantes de 13 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Reino Unido, Peru, Portugal, Suíça, Uruguai. O evento acontece entre 5 e 8 de setembro e vai ocupar os armazéns 1, 2, 3, 4, 5 e anexo 4 do Píer Mauá.
Realizada pelos sócios Brenda Valansi, Elisangela Valadares, Alexandre Accioly e Luiz Calainho, a ArtRio 2013 vai atuar em conjunto com a secretaria de Cultura, museus, instituições de ensino, curadores de coleções privadas e galeristas para o aquecimento e solidificação do mercado de arte no país. Entre os resultados visados estão o maior movimento em museus, exposições e galerias; aumento do número de estudantes de artes; criação de novas coleções privadas; estímulo a doações de obras para coleções públicas; resgate da memória da arte nacional; e a valorização dos artistas, galeristas e curadores brasileiros.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter