Livro sobre os mitos do futebol brasileiro em Ipanema
Correspondente da Suécia no Brasil,Henrik Brandão Jönsson lança hoje livro sobre os mitos do futebol brasileiro. Publicado na Suécia, Dinamarca e Holanda com o título ”A grama é sempre mais verde no Brasil”, o livro ”Jogo Bonito – Pelé, Neymar and Brazil’s Beautiful Game”, do jornalista sueco Henrik Brandão Jönsson, acaba de ser lançado na Inglaterra.
Correspondente no Brasil do princial jornal da Suécia e Escandinávia, o Dagens Nyheter, Henrik reúne na obra dados históricos sobre o futebol brasileiro e entrevistas com importantes nomes do esporte, como Romário, Zagallo, Galvão Bueno e Neymar.
Dividida em nove capítulos, a publicação discute os mitos do futebol brasileiro, sob a perspectiva de um europeu apaixonado pela bola. São casos marcantes, narrados em primeira pessoa pelo jornalista, como uma entrevista de madrugada, regada a álcool, com Galvão Bueno; uma viagem de ônibus ao lado da temida torcida corintiana Gaviões da Fiel; e a detalhada história sobre o filho sueco de Garrincha.
Repórter especial da revista sueca Offside, importante publicação sobre futebol, Henrik escreveu o livro ”Jogo Bonito” a pedido do próprio diretor da revista, interessado na influência do futebol na cultura dos brasileiros. Durante dois anos, ele se misturou à torcedores e jogadores, do Oiapoque ao Chuí, para pesquisar e sentir na pele todos os sabores e dissabores do futebol brasileiro.
Jornalista Henrik Brandão Jönsson |
Os caminhos foram difíceis. Numa das passagens do livro, ele conta sobre o medo que sentiu quando decidiu procurar a Gaviões da Fiel para saber sobre a relação dos torcedores com o ex-corintiano Sócrates que, junto com a Seleção de 1982, é muito querido na Suécia. O jornalista sueco acompanhou a torcida organizada a uma viagem a Ribeirão Preto e viveu um dos piores momentos de sua via.
”Eles queriam me forçar a cheirar cocaína e fumar maconha. Para conseguir os ingressos, eles paravam o ônibus, desciam em bando e agrediam cambistas e famílias que estavam a caminho do estádio. Estou há 12 anos no Brasil, conheço mais de 20 favelas no Rio de Janeiro, e essa foi a situação mais bizarra que eu já vivi por aqui. Fiquei apavorado”, revela o jornalista.
LANÇAMENTO
Data: 02 de julho
Horário: 19h30
Local: Consulado da Suécia. Av. Vieira Souto, 180/ 501, Ipanema
Comentarios