ArtRio 2014, a força do mercado de arte no Brasil

A ArtRio 2014 encerrou neste domingo,14 de setembro, com sucesso de público e de geração de negócios. O evento confirmou a força do mercado brasileiro de arte e o crescente interesse do público. Com a presença de 110 galerias de 13 países, o evento recebeu público total de 51,2 mil pessoas.
“Trabalhamos o ano inteiro para ter na ArtRio um casamento perfeito entre galerias apresentando suas obras e público comprador. Queremos que os colecionadores estrangeiros e curadores de instituições, museus e coleções privadas internacionais venham ao país para ver o acervo de nossas galerias e obras de artistas brasileiros assim como queremos que os brasileiros tenham a oportunidade de comprar no país obras dos grandes mestres mundiais”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.


Pelo quarto ano consecutivo, a ArtRio teve a isenção de ICMS na aquisição de peças internacionais compradas por residentes no estado do Rio de Janeiro. Esse ano, a feira teve mais uma conquista ao conseguir também a isenção do imposto para os compradores residentes em Minas Gerais.


A venda de ingresso antecipada, assim como aconteceu em 2013, foi novamente realizada, o que garantiu um equilíbrio na distribuição de público entre os dias de feira. Outro importante ponto foi a questão de acesso ao local. Com as obras da região portuária e as mudanças nas ruas do entorno, a organização optou por incentivar o uso de transporte público e colocou a disposição de todos os visitantes um shuttle circular entre a Cinelândia – onde existe estacionamento e estação de metrô – e a entrada da feira.
As galerias participantes são separadas por programas – PANORAMA com as galerias já estabelecidas e VISTA para as jovens com arte contemporânea emergente. Entre as internacionais, a Mayoral Galeria trouxe 18 obras de Salvador Dali, além de peças de Picasso, Botero, Chagall e Calder. Victoria Miro apresentou peças de Yayoi Kusama; a Gagosian apresentou tela de Monet, obras de Jeff Koons, Frank Stella e Richard Serra; a White Cube apresentou Damien Hirst e Sarah Morris, entre outros.
Entre os artistas brasileiros com maior presença na feira estavam Amílcar de Castro, com obras em nove galerias, seguido por Volpi e Di Cavalcanti, ambos em oito espaços. Na sequência, com obras em sete galerias, estavam Angelo Venosa, Palatinik e Pancetti. Obras de Beatriz Milhazes estavam presentes em cinco galerias e de Raul Mourão e Adriana Varejão em quatro.
“O Brasil é um mercado jovem e em formação no segmento de arte. E também visto como extremamente promissor. O público presente na ArtRio é um recorte desse mercado. Assim como temos a presença dos grandes colecionadores buscando peças de destaque e também descobrir novos artistas que podem valorizar no futuro, temos o novo comprador, que quer se inteirar mais, ter mais informação, e vê no evento uma oportunidade para comprar uma peça que já passou por uma curadoria inicial”, completa Brenda Valansi.
“Para nós a ArtRio é uma grande plataforma de Arte com atuação 360 graus. Buscamos atingir diferentes públicos e para isso realizamos diversas ações especiais e eventos. Neste projeto, é fundamental o envolvimento e interação das marcas patrocinadoras. Como foco em possibilitar o contato com a arte em espaços públicos da cidade, realizamos pela segunda vez o Intervenções Bradesco ArtRio, que levou obras para a Praça Paris, no centro da cidade. Para estimular e divulgar o trabalho de jovens artistas emergentes também tivemos a segunda edição do Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio. O Grupo Edson Queiroz, proprietário da marca Minalba, apoiadora do evento, comprou duas obras para doar para o Museu de Arte do Rio.”, indica Luiz Calainho.
Em 2015, a ArtRio será realizada entre os dias 09 e 13 de setembro, novamente no Píer Mauá.

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