Afrobras e Universidade Zumbi dos Palmares lançam programação da FLINK Sampa

Hoje na sede da FIESP, em São Paulo,  marcou o  lançamento da programação da 3ª FLINK SAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de novembro,  e do 13º Troféu Raça Negra, marcado para o dia 15.

Artistas e autoridades estiveram reunidas no lançamento da festa literária, que terá  neste ano  o tema "Eu quero Respirar!". Entre eles, o atleta Robson Caetano; os atores Milton Gonçalves e César Melo; além de Vera Eunice, filha da escritora Carolina de Jesus, patrona da FLINK 2014.

Martinho da Vila


Martinho da Vila é o grande homenageado tanto do evento literário quanto do Troféu Raça Negra deste ano. Escritor com 13 obras publicadas e participações frequentes no Salão de Paris, Martinho lançará  seu mais novo livro na FLINK pela Editora Sesi em parceria com a Editora Unipalmares. Durante a coletiva, o sambista e escritor disse estar emocionado com a honraria  e com o evento em si. “Acredito que a FLINK será umas das maiores feiras literárias do Brasil”, afirmou.

Na sua terceira edição, a FLINK Sampa ocupará 12.000 metros quadrados do Memorial da América Latina e terá capacidade para comportar até 22.000 pessoas. “Sempre achei que era um projeto magnífico e afirmativo”, destacou João Batista de Andrade, Presidente do Memorial da América Latina, que receberá mais uma vez o evento.

Estiveram presentes na coletiva alguns autores que participarão de mesas da festa como  Paulo Lins, Manto Costa e Salgado Maranhão. Paulo Lins falou como representante de todos os escritores que participarão da FLINK e ressaltou a importância de Martinho da Vila para a cultura brasileira e para o mundo lusófono “Martinho da Vila é a síntese da cultura brasileira. Respeitadíssimo, é uma das pessoas mais importantes da cultura mundial”, afirmou.  

Robson Caetano


Autores internacionais também marcarão presença na festa literária. É o caso do Angolano Pepetela, um dos mais importantes escritores vivos da África; o poeta moçambicano Lopito Feijó; a escritora infanto-juvenil cubana Teresa Cárdenas entre outros. Segundo Guiomar de Grammont, curadora do evento ao lado de Uelinton Alves, outras confirmações de peso são aguardadas até o fim do mês.

Estão também confirmados na programação o escritor e sambista carioca Nei Lopes e  e a romancista e contista Conceição Evaristo, muito bem recebida no Salão de Paris recentemente. O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, celebrou a festa literária como um importante momento na promoção da literatura negra. “Ela difunde e divulga nossa versão de nossos heróis – literatos negros do Brasil e do exterior”, disse.

No dia 15 de novembro, acontecerá na sala São Paulo a noite de gala do 13º Troféu Raça Negra. O reitor José Vicente ressaltou a importância da contribuição que artistas negros têm dado ao tema da igualdade racial. “Não é verdade que o artista negro não se une à sua comunidade para fazer as transformações”.  Para assinar a direção artística do evento foi escalado Thobias da Vai-Vai, que compôs a mesa da coletiva.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter