Famílias brasileiras conseguem recuperar crédito


As famílias brasileiras já sentem os primeiros sinais da retomada econômica prevista para o Brasil nos próximos meses. Em reunião do G100 Brasil, o economista-chefe do SERASA EXPERIAN, Luiz Rabi, disse que medidas tomadas pelo governo, como a disponibilização do saque de contas inativas do FGTS e a aprovação da Reforma Trabalhista, contribuíram para uma queda nos índices de inadimplência do consumidor.

Brasil começa a esboçar os primeiros sinais de recuperação de uma crise na qual considera sem precedentes na história do país. Um dos principais medidores desta retomada seria a diminuição no índice de mau pagadores, que recuou 1,82% em agosto em relação ao mesmo mês de 2016. 

"Esta crise provocou várias distorções e vários problemas na economia, inclusive, o recorde na inadimplência do consumidor que chegou a atingir, em maio, um nível de 61 milhões de inadimplentes. De lá para cá, este número começou a cair de forma lenta, porém consistente", explicou Rabi.

O economista também considerou que, falando de inadimplência, o pior momento já ficou para trás. O consumidor percebe uma recuperação gradual de suas condições financeiras, apoiada na queda da inflação e no crescimento real da renda do brasileiro, que acumula 3%. Outro fato que contribui para tais melhorias seria a queda no índice de desemprego, que também apresenta melhora. De janeiro a agosto foram criados 163 mil novos postos de trabalho, isto é, mais do que foi gerado em 2014 inteiro.

Embora os reflexos destas medidas sejam animadores, acredita que cabe a iniciativa privada as ações necessárias para que a retomada do crédito se consolide.  

"Quando falamos de crescimento econômico estamos falando do crescimento do PIB, ou seja, tudo aquilo que é produzido no país em termos de bens e serviços. E quem produz são as empresas e as famílias, então, o protagonismo do setor econômico é o setor produtivo, envolvendo os empresários e os trabalhadores", comentou o economista-chefe.

Comentarios

Lo más visto en la semana

Twitter